Santiago- Chile
No Centro de Santiago você vai carimbar os pontos turísticos clássicos da cidade como a Plaza de Armas (marco zero da cidade), Mercado Central, Museu de Arte Precolombino, Palácio de La Moneda (sede da presidência) e, por fim, não pode deixar de tomar um café na segunda confeitaria mais antiga da América Latina (a primeira é o Café Tortoni de Buenos Aires – e a terceira a Colombo do Rio): a CONFITERÍA TORRES.

Para que você se programe, é bom saber que a atração turística mais próxima da Confitería é o Palácio de La Moneda. Uma caminhada por volta de 10 minutinhos de um ponto ao outro. Outro detalhe que é bom estar preparado: quem conhece a Colombo do Rio ou a Tortoni de Buenos Aires fica um pouco decepcionado ao entrar na Confitería Torres. Ela não é tão grandiosa, com salões imensos como suas “irmãs latinas”. O espaço é pequenp mas tudo muito bem preservado e cheio de charme.
Por esse salão já passaram escritores consagrados, políticos, poetas e intelectuais. Aliás, algumas personalidades acabaram virando nome de pratos da casa. Esse é o caso do Barros Luco que foi presidente do Chile e curtia um simples pão prensado com queijo e carne. Pedia com tanta frequencia o tal pãozinho na Confiteria Torres que o proprietário acabou colocando o sanduíche no cardápio. E assim nasceu um dos mais populares lanches de Santiago, o Barros Luco. Uma delícia.
Meu pai escolheu o clássico da casa e eu e minha mãe um misto quente com suco de framboesa pra o café da manhã. Super gostosos. Mas o melhor foi o nosso garçom super fofinho que já trabalhava lá tem mais de 50 anos. Adoramos!
Alameda, 1.570 (Avenida Libertador General Bernardo O’Higgins – Av Liber Bernardo O`Higgins 3117) Tel.: 00/xx/56/2/ 688-0751 Santiago | Chile
PS: Além desse endereço, a Confiteria Torres está presente em dois outros pontos de Santiago: na Isidora Goyenechea (próximo ao restaurante Coquinaria) e dentro do Centro Cultural de La Moneda. Contudo, o ponto onde tudo começou é disparado o mais lindo.
Comments