Mendoza- Argentina
A Família Zuccardi é uma bodega familiar criada no final da década de 60 pelo engenheiro Alberto Zuccardi. O engenheiro desenvolveu um sistema de irrigação das terras e implantou no local a bodega, para demonstrar que a terra antes considerada improdutiva poderia dar lugar à produção de vinhos de destaque.
Com o passar dos anos, a bodega passou a elaborar vinhos de qualidade, utilizando-se de métodos inovadores.
Hoje a Familia Zuccardi possui centenas de hectares de vinhedos, distribuídos em fazendas em Maipú, Tunuyán, San Carlos e Santa Rosa.
Em Maipú fica a Casa del Visitante, onde funcionários da bodega recebem turistas interessados em visitar a propriedade e participar da degustação de vinhos. O ambiente é simples e rústico, apesar do maquinário tecnológico para a produção de vinhos.
Durante o tour é possível aprender um pouco da forma de produção dos vinhos. Vimos os enormes tanques de fermentação, aprendemos a diferença entre os barris de carvalho francês e americanos onde os vinhos são envelhecidos, descobrimos que Santa Julia foi a primeira marca de vinhos da bodega a se consolidar no mercado argentino e internacional. Mas que o destaque fica mesmo por conta do Zuccardi Z e Zuccardi Q, os vinhos top da vinícola.
O Zuccardi Z, linha Zeta, é produzido com as variedades Malbec e Tempranillo. Já o Zuccardi Q, em que a letra “Q” significa quality, é produzido com uma cepa de uva apenas: malbec, tempranillo, cabernet sauvignon ou chardonnay.
A degustação, contudo, não inclui os vinhos top da Bodega. Os vinhos disponíveis para a degustação eram apenas o Zuccardi Série A, o Malamado e o espumante Santa Julia Rosé.
Meu pai ama azeite e quis fazer o tour de produção do mesmo e o cursinho de degustação também. Nem precisamos agendar, falamos que estávamos interessados e a funcionária prontamente se ofereceu para realizar um tour exclusivo para nós.
O azeite é o suco oleoso das azeitonas, obtido exclusivamente de processos físicos que não alteram suas propriedades naturais. Um bom azeite de oliva reproduz os aromas e sabores da azeitona fresca. É importante saber que existe uma ampla gama de azeites de oliva com diferentes características, que dependem da variedade da azeitona e do processo de produção. Da mesma forma que o vinho, existem centenas de azeitonas de oliva.
O passeio é até mais completo e detalhado que o tour do vinho. Vimos todas as etapas, desde a plantação até o empacotamento do produto. O momento da degustação era o mais esperado. Por estar próximo a cozinha, o cheirinho de pão fresco deixava a gente na tentação. Mas ao contrário do que pensamos, não tinha nenhum pãozinho para passar o azeite não. Tivemos que beber do copinho mesmo ele puro, pois só assim conseguiríamos ver a diferença entre eles.
Gostamos mais do tour do azeite que o do vinho com certeza, talvez por ser um dos únicos lugares que oferecem essa experiência diferente.
Seguramente, foi nossa bodega favorita! O lugar é lindíssimo, organizado, mais vazio, os funcionários anteciosos, os produtos são top e ainda há várias atividades que abragem muito mais que os vinhedos.
Há na Familia Zuccardi a opção de almoço, mas acabamos optando só pelo tour. Li na internet que lá também é possível fazer um passeio de balão. Mas confesso que não vi nenhuma informação a este respeito no site.
As visitas na Bodega ocorrem de segunda a sábado de 9h às 17:30 e domingos de 10 às 16h. É aconselhável agendar o tour com antecedência. O valor é de $15 pesos por pessoa, ou seja, pouco mais de R$ 5.
Endereço: Ruta Prov 33 km 7,5, M5531 Maipú, Mendoza, Argentina
info@familiazuccardi.com
Comments